Ensino


Graduação

Com uma parceria entre a UNIUBE, ABCZ e FAZU, a criação do curso de Medicina Veterinária foi bem sucedida. Essa iniciativa foi motivada pela posição de destaque do Triângulo Mineiro na bovinocultura brasileira, tanto em termos de plantel e no desenvolvimento de programas de seleção quando no melhoramento genético. O HVU possui uma infraestrutura de qualidade contando com prédios modernos, laboratórios de última geração, biblioteca informatizada, projeto pedagógico inovador e um corpo docente formado na sua maioria por mestres e doutores, garantindo assim um nível de excelência para o curso. E com as parcerias com as diversas empresas do setor animal proporcionam ao aluno uma maior possibilidade de realização de estágios curriculares. Além disso, a posição privilegiada do Brasil como exportador de carnes e o crescimento interno do agronegócio colocam em grande expansão o mercado de trabalho para o médico veterinário. O nosso curso é reconhecido pelo MEC – Portaria nº 630 de 06/03/2002 e oferece 60 vagas semestrais com a duração de 10 períodos.


Extensão


Brucelose e Tuberculose

O Programa de treinamento em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal e de noções em EET para médicos veterinários. Este curso é ministrado apenas por instituições reconhecidas com o mínimo exigido de dois instrutores médicos veterinários habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com experiência em patologia. O curso contará com a realização de exames de brucelose e tuberculose e coleta de material para encefalopatias, junto ao Ministério da Agricultura.

Saiba mais clicando aqui


Inseminação Artificial em Bovinos

O Curso de Inseminação Artificial, realizado no Hospital Veterinário de Uberaba, em parceria com a Alta Genetics, desde 2004, propõe noções básicas de Anatomia e Fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina, observação de cios em gado de leite e corte, práticas de descongelamento do sêmen, manejo e a utilização do botijão de sêmen, nas aulas teóricas e práticas, o passo a passo da Inseminação Artificial enfatizando suas vantagens. Proporciona ao aluno noções sobre manejo e nutrição, além do perfil de um bom inseminador. As peças anatômicas são utilizadas na iniciação e só depois a turma segue para a aula prática. Durante o curso, é realizada a visita à central da Alta Genetics, onde os participantes conhecem todo o processo de industrialização do sêmen, desde a coleta até a armazenagem, além do trabalho realizado com os touros.

Saiba mais clicando aqui


Programa de aprimoramento profissional (residência)

O Instituto de Estudos Avançados em Veterinária “José Caetano Borges” (I. E. A. V.), junto com a tríade Uniube, ABCZ e Fazu, proporcionam vagas para o ingresso no Programa de Aprimoramento Profissional em Atividade Hospitalar em Medicina Veterinária, realizado aqui no Hospital Veterinário de Uberaba.

São disponibilizadas 13 vagas para as seguintes áreas:

  • 01 vaga para anestesiologia veterinária;

INSCRIÇÕES: 26/12/2016 a 26/01/2017

PROVAS: 02 e 03 de Fevereiro de 2017

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 100,00

OUTRAS INFORMAÇÕES: (34) 3319-8787

O processo seletivo é realizado no último trimestre de cada ano, com a disponibilização de edital para as vagas. Para maiores informações, entrar em contato pelos e-mails hvu@uniube.br ou residência.hvu@uniube.br.

Clique aqui para fazer download do edital
Ficha de inscrição
Formulário Curricular Padronizado





Áreas:
  • Clínica médica de pequenos animais;
  • Cirurgia de pequenos animais;
  • Diagnóstico Laboratorial;
  • Diagnóstico por imagem;
  • Clínica médica e cirurgia de grandes animais.
Documentos necessários:
  • Currículo pessoal
  • Histórico escolar
  • Xerox cartão de vacina
  • Confirmar se a instituição de ensino tem convênio com a Uniube.
Prazos:
  • Envio de solicitação no 1° semestre de cada ano: Até dia 15 de abril.
  • Envio de solicitação no 2° semestre de cada ano: Até dia 15 de setembro.