O HVU


Quem somos

O Hospital Veterinário de Uberaba é uma parceria firmada entre a Universidade de Uberaba (UNIUBE), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) - Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (FUNDAGRI) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), sendo ele inaugurado no dia 03/08/2000.

O HVU é um dos mais modernos e bem equipados da região, conta com professores renomados, profissionais especializados e infraestrutura adequada e direcionada para o aprendizado prático dos alunos do curso de Medicina Veterinária. Com um projeto arrojado e imponente, realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba, o prédio integra modernidade e funcionalidade, contando com áreas para atendimento clínico e cirúrgico de animais de pequeno e grande porte, laboratórios, internação e anfiteatro. O Hospital é ainda campo de prática e suporte para programas de aprimoramento profissional, pesquisa e pós-graduação.

Dessa parceria criou-se o Instituto de Estudos Avançados em Veterinária "José Caetano Borges", que fica responsável pela administração do Hospital Veterinário de Uberaba.

Os objetivos conjuntos com o HVU são:

  • Desenvolver projetos especiais e pesquisas aplicadas nas áreas de Medicina Veterinária;
  • Colaborar com programas de desenvolvimento socioeconômico por meio de convênios;
  • Contribuir para a elevação dos níveis de eficácia, eficiência e efetividade da veterinária em área de interesse regional;
  • Formação e aperfeiçoamento de especialistas e técnicos.

Estrutura


Pequenos animais


Enfermaria

Unidade de internação (25 leitos), onde são acomodados os animais com doenças não-infecciosas que necessitam de acompanhamento médico-veterinário 24 horas. Todo o tratamento é acompanhado por profissionais da área clínica e cirúrgica, assim como pelo corpo docente, pós-graduandos e discentes do curso de Medicina Veterinária;

 

UTI

Aqui são admitidos animais que dão entrada em quadros de urgência e emergência assim como animais que estejam em processo de recuperação cirúrgica. O setor é equipado para o monitoramento integral do paciente até a estabilização;

 

Bloco Cirúrgico

O HVU está habilitado para cirurgias em tecidos moles e duros, com especialistas nas áreas de oftalmologia, odontologia, ortopedia e obstetrícia.


Silvestres / Exóticos

O HVU vem se preparando para receber animais silvestres encaminhados pela Polícia Ambiental. Animais vítimas de maus tratos ou atropelados nas estradas da região. Devido ao crescimento urbano que interfere diretamente no índice de animais errantes na cidade e, também, pelo fato da região do Cerrado possuir uma fauna e flora riquíssima e que sofre a cada dia mais com o crescimento urbano e rodoviário, causando o aumento do movimento automotivo e, fazendo com que a incidência de animais silvestres atropelados aumente.


Grandes animais

 

Enfermaria

Unidade de internação (confinamento) para aqueles animais em tratamento clínico e/ou pós cirúrgico. O ambiente é propício à recuperação com áreas arejadas e em prédio separado do grupo de PA, para evitar o estresse dos animais. Todos os casos admitidos no hospital são acompanhados por uma equipe de colaboradores especializados, professores, pós-graduandos e discentes em atividade prática;

 

Bloco Cirúrgico

Equipamentos modernos para a realização de cirurgias e procedimentos que necessitem da sedação do animal. O setor conta com monitores, respiradores e acomodação para o preparo e recuperação anestésica. O setor ainda conta com sistema de câmera para transmissão em vídeo-aulas.


Laboratórios

 

Análises Clínicas e Medicina Veterinária Preventiva

Os laboratórios de Análises Clínicas e Medicina Veterinária Preventiva são de extrema importância para determinação diagnóstica, tanto para os casos atendidos pela equipe técnica do Hospital Veterinário como para absorver demanda externa, como prestador de serviços.  Dentre os principais exames realizados temos: hemograma completo, bioquímica, urinálise, parasitológico de pele e fezes, hemogasometria, avaliação de líquidos (pleural, peritoneal, pericárdico e sinoval) e líquor, além de sorologias, culturas e antibiogramas. Seus profissionais atuam pró ativamente para contribuir com a formação de futuros profissionais veterinários e para formação dos profissionais vinculados ao Programa de Aprimoramento Profissional.

 

Anatopatologia

É responsável pelo diagnóstico post-mortem, exames cito e histopatológico. À frente da disciplina e coordenador do setor está o Prof. Dr. Humberto Eustáquio Coelho além de um técnico de patologia e veterinários integrantes do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. O laboratório é campo da prática e atende alunos de graduação com disciplinas de patologia geral e especial, ornitopatologia e patologia de animais silvestres. A maioria dos procedimentos vem de pacientes atendidos no HVU e são realizados durante as aulas. A taxidermia e o embalsamamento são técnicas realizadas no laboratório. A atividade acadêmica é enriquecida com os programas de monitoria, iniciação científica e laboratório de estudos.

 

Diagnóstico por Imagem

O setor de diagnóstico por imagem é uma vertente da Medicina Veterinária que auxilia a clínica médica e cirúrgica de animais de pequeno e grande porte, silvestres e exóticos. Faz parte do escopo do setor: ultrassonografia, radiografia e endoscopia. A graduação do curso de Medicina Veterinária oferece a disciplina de Diagnóstico por Imagem, focando em radiografia no 6º período e ultrassonografia, no 9ª período. As aulas práticas acontecem no HVU, utilizando pacientes de casuística do hospital, ou seja, sem simulações, é uma prática real, atendendo pacientes de Uberaba e região. Os exames e procedimentos realizados durante as aulas práticas garantem descontos ao proprietário. O HVU oferece um programa de aprimoramento profissional em diagnóstico por imagem, com duração de dois anos. No 1º ano, foco em radiografia e no 2º ano , foco em ultrassonografia.


Anfiteatro "Dr. Lício Velloso"

O Hospital Veterinário de Uberaba conta com um anfiteatro com acomodação para 100 pessoas. Ele está pronto para receber qualquer tipo de evento relacionado ou não ao curso de Medicina Veterinária (simpósios, palestras, cursos e minicursos, entre outros). Para que esses eventos possam ser realizados, é necessário solicitar uma reserva no e-mail hvu.telefonia@uniube.br constando a data e hora.